Muitas pessoas têm a ideia de que Haruka e Seiya são inimigos. Isto acontece, principalmente, quando a informação que obtêm vem da net, e não de episódios ou mangás. Eu mesma, antes de ver Sailor Stars e conhecer Seiya, quis saber mais sobre as "novas sailors" (as StarLights), e pesquisei na net. Seiya é praticamente apresentado como o arqui-inimigo de Haruka! Isto também influenciou o facto de eu detestar Seiya à partida, quando comecei a ver Sailor Stars. Adorava Haruka; logo, não podia gostar de Seiya. Ainda hoje, isto acontece entre os fãs de ambas as partes. Muito bem, será que Haruka e Seiya são mesmo inimigos? Vou esclarecer qualquer dúvida que possam ter.

Quando Haruka e Seiya se conhecem, há um choque terrível de personalidades que leva a um "ódio" mútuo. Haruka apanha Seiya a flirtar com Michiru, a sua namorada, e os ciúmes tomam conta dela: isto é óbvio. É mal-educada com Seiya, mas ele não lhe fica atrás; continua a gozar, como um idiota. Mais tarde, Haruka, que sente um carinho especial por Usagi e percebe que esta e Seiya se andam a ver muitas vezes, avisa-a de que ela é uma "presa fácil para um lobo". Haruka diz isto referindo-se a Seiya, claro, depois de Usagi a informar de que ia sair com ele.

Avançando no tempo... revelam-se as identidades das StarLights. Taiki e Yaten tentam impedir Seiya de ver Usagi; as Outer lutam também contra o encontro dos dois. Haruka, especialmente, tenta a todo o custo evitar que haja algo entre eles. Injusto, eu sei (eu amo Haruka, mas isso não me torna cega). Bem, basicamente, Seiya e Haruka dão-se muito, muito mal, sim. Mas na batalha final acontecem coisas que mudam o fim da história por completo... 

Uranus arranja um plano "infalível" para derrotar Galaxia: ela e Neptune fingem tornar-se suas servas para, no fim, a traírem e a destruírem. Para isto resultar, toda a gente, mesmo as outras sailors, tinha de acreditar que elas estavam mesmo possuídas. Aqui, Star Fighter odeia mesmo Uranus: ela estava a trair os seus! "Que horror", pensou. A própria Sailor Moon não queria acreditar no que estava a ver. Mas a verdade é revelada; o plano não resulta, e Uranus e Neptune jazem inertes no chão de um dos edíficios mais altos de uma Tóquio totalmente destruída. Sailor Moon e as StarLights percebem então tudo, e arrependem-se imenso de terem duvidado das suas amigas. Antes de desaparecer por completo, Uranus dirige-se a Seiya da forma mais amigável e simpática possível: pede-lhe para proteger Sailor Moon. Diz-lhe algo como "protege a nossa princesa, Fighter; por favor. Ela é um bebé muito chorão...". Enquanto ela se dirigia a ele, Fighter só repetia "Uranus... Uranus...", entre o espanto e a admiração. Haruka nunca pediria tal coisa a Seiya se não confiasse nele. Ela não pediu a Taiki ou a Yaten; pediu a Seiya. Ao mesmo Seiya que odiava (será?).

Haruka desaparece finalmente, e posso-vos garantir que, nesta altura do campeonato, ela e Seiya são tão amigos quanto possível. Quando nasce a confiança, o resto vem por si mesmo, e Haruka confiou a Seiya a coisa mais importante do mundo para si: a protecção da sua princesa, e, principalmente, da mulher que tanto amava (não, não é amor romântico...) e respeitava: Usagi. Seiya não lhe responde torto, garante-lhe que fará tudo para manter Sailor Moon a salvo, e, quando Haruka morre, ele também solta umas lágrimas. Sim, Haruka e Seiya são agora amigos.

Outra coisa... quando as StarLights se estão a despedir das Inner, Seiya diz a Mamoru algo como "protege Usagi!... Heheheheh, já alguém me disse isto antes...". Referia-se a Haruka, sim. E disse-o com uma expressão doce e amigável. Não cobriu o rosto de ódio. Acho que isto é a prova que nos faltava para termos a certeza de que Haruka e Seiya não se odeiam; no fim da série, são bons amigos.

Agora, porque é que houve aquele choque inicial entre duas personagens tão incríveis (bem, para mim: são as minhas duas preferidas)? Eu explico. Houve um choque de personalidades, como já disse antes. Haruka e Seiya são muito parecidos, quer acreditem, quer não. Ambos têm personalidades fortes e vincadas, ambos são determinados, ambos são racionais, ambos gostam de si mesmos, ambos são complexos, ambos têm um interior e um exterior completamente diferentes (não são transparentes), ambos são brincalhões, ambos são talentosos, ambos são desportivos, ambos são líderes. Haruka e Seiya são MESMO parecidos. Isto não se nota, porque é coberto pelos carácteres diferentes das duas personagens. Em carácter, eles diferem muito, céus, muito mesmo, nem vale a pena ir por aí.

Claro que isto não justifica tudo, mas tenho outros argumentos muito correctos: ambos gostam imenso de flirtar, e, por acaso, na sua "descida à Terra", Seiya foi logo atirar-se às duas pessoas que mais significavam para Haruka: Michiru e Usagi. Michiru foi um flirt, mas isso é o suficiente para zangar Haruka, e Usagi... bem, Usagi foi amor eterno! Haruka tinha medo. Sim, medo de que, de certa forma, Seiya roubasse Usagi, ou não a protegesse bem. Acho que é compreensível. Por outro lado, Haruka é uma maria-rapaz. Acho que é do conhecimento geral que as marias-rapazes menosprezam os indivíduos do sexo masculino (em geral), julgando-se superiores. Também aconteceu com Haruka e Seiya.

No mangá, não há interecção quase nenhuma entre os dois personagens. Quer dizer, sim, há aquele choque, e a tentativa de Haruka de proteger Usagi de Seiya, mas nada mais. Eles conhecem-se de forma diferente; nem sequer há aquela inimizade instantânea do anime. No fim da história, as StarLights desaparecem sem deixar rasto (a sério!), por isso a relação de Haruka e Seiya fica completamente em aberto. É por estas e por outras que prefiro a versão anime. :P

Para terminar, só quero que saibam que não defendo a amizade destes dois só porque eles são as minhas personagens preferidas de Sailor Moon. Defendo-a porque ela existe, e eu acredito piamente nela. Nas minhas informações não há parcialidade, e não teria qualquer interesse em defender que Haruka e Seiya são amigos se não acreditasse mesmo nisso. Tenho provas; aliás, elas estão mesmo à vossa frente, é só tentar vê-las. Se leram na internet informações infundamentadas acerca da relação destas duas personagens, por favor, não acreditem nelas antes de verem os episódios/lerem o mangá. Não gerem ideias pré-concebidas. Haruka e Seiya são amigos, quer queiram, quer não. E não podem mudar isso.